quinta-feira, 24 de junho de 2010

Consciência Cristã

Leme Corporal

Queridos, recebi este estudo por e-mail e gostaria de dividir com vocês. Fui tremendamente abençõada por ele, e desejo que o mesmo ocorra com vocês. Bjus e seja edificado com mais esta palavra...

Nem todos fomos chamados para sermos líderes ou mestres. Este chamado sem dúvida exige uma grande responsabilidade, e para viver o chamado, o líder precisa, também, de uma grande preparação antes e durante sua liderança.


Se você não foi chamado para algo, não procure ser.


É verdade que todos somos sujeitos a falhas, e como falhamos. Mas aquele que consegue dominar seu ímpeto carnal, suas vontades, sua língua, este vence.


Os cavalos são guiados por pequenos freios e dominados por cabrestos que facilmente quebrariam, se assim eles quisessem. Grandes embarcações são guiadas por pequenos lemes segundo a vontade de seu capitão. Da mesma maneira nossa língua tem o poder de controlar não apenas nosso corpo, mas nossas atitudes, decisões e ainda consegue mudar o rumo de toda nossa vida em diversas situações. Um membro tão pequeno, mas ao mesmo tempo, tão importante e crucial.


Uma pequena fagulha na beira da estrada pode incendiar uma floresta inteira, assim a língua também tem o poder de contaminar todo nosso corpo. Um único comentário põe tudo a perder.
O homem governa sobre a natureza, aves, répteis, peixes, sobre outros homens, mas, não descobriu como domar sua própria língua.
Você pode usá-la para glorificar a Deus ou simplesmente para falar mal daquele que foi criado por Deus, à imagem e semelhança dele. Pode usá-la para ser benção ou maldição.
Uma mesma boca não pode adorar a Deus e amaldiçoar o seu irmão! Tiago 3.11-12

"Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce."
Aquele que ouve a Palavra de Deus e deixa que a sabedoria do Senhor o guie, controla sua língua e trata bem o seu irmão.

Inveja, ira, ciúme e partidarismo não provêm de Deus, é sentimento terreno, carnal e diabólico.
A sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Temos justiça quando vivemos a paz.


Este texto é nada mais que a paráfrase do texto bíblico contido em Tiago capítulo 3. Leia a Bíblia. Homens podem até falar sobre ela, podemos até parafraseá-la, mas nada é tão intenso, nada é tão real, tão novo e atual quanto a Palavra de Deus. Tiago 3

1. Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.

2. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

3. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.


5. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

7. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

8. Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

9. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.


10. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

11. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?


12. Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

13. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.

14. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

15. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.

16. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

17. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

18. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz

Paz e vitória ao povo de Israel!

Estudo recebido por e-mail enviado Por Felipe Barros - Missionário, ministro de louvor e líder do Ministério Fluir de louvor e Adoração.
Conheça esse ministério: www.ministeriofluir.com

Mônica Santos
24/06/2009

Um pouco daqueles que se doaram a Deus..

CARTA ABERTA AOS LEITORES

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim.” (Filipenses 3.13.) Uma das afirmações mais fascinantes de Paulo para mim é essa. Principalmente quando paro para analisar a vida dele. Paulo (...)


CONHECENDO O SENHOR JESUS

Para conhecer alguém precisamos investir tempo com essa pessoa, precisamos passar por momentos bons e ruins da vida da pessoa. Para conhecer Jesus não é diferente, precisamos dedicar tempo a Ele e deixar que Ele passe tempo conosco. Você já parou para pensar que as vezes as pessoas são capazes de tudo para não perder [...]


Mônica Santos
24/06/2009 às 16:15

Alçando voos maiores

Escada da Vida

      Ouvimos tanto falar em escada da vida, do sucesso, das conquistas e outras tantas mais! Mais o que é uma escada? Como saber se os passos trilhados nos levam a ela, em rumo as conquista prometidas? É porque uma escada é não um morro ou simplesmente um lugar bem alto?

Gostaria de entender um pouco mais sobre estes clichês, ritos, mitos ou até as teorias da vida. Foi então que resolvi fazer um breve estudo dobre a escada. Agora só não me pergunte por que a escolhi a escada! Pois nem eu mesmo sei. Talvez por se considerada como algo que simboliza o sucesso mesmo... Quem sabe?

 Escada: (latim tardio scalata, do latim scala, -ae, escada, escadaria, degraus da escada, andar). Série de degraus pelos quais se sobe ou se desce. (Também usado no plural.). Fig. Meio de alguém se elevar ou conseguir o desejado.


Sabemos que as escadas é o meio de alguém se elevar ou conseguir algo tão desejado, conforme a descrição acima retira do dicionário Priberam. A teoria acima explica os questionamentos anteriores.
A dúvida agora e saber se todos que a usam, sabem o real significado da escada? Ou apenas usam como uma forma de encurtar o seu caminho?

 Tenho sentido muita vontade de alçar vôos maiores, e vejo sempre às escadas em minha frente. Sei que para chegar ao alto, preciso deixar a preguiça e o desanimo de lado e fazer um esforço para encarar cada degrau que aparece pela frente. Se disser que é fácil, sei que é mentira, pois cada degrau que subimos na vida, ele só é conquistado a base de muito esforço, dedicação e é preciso abdicar de muitas coisas.

 Pois se levarmos muito coisa, a subida se torna cada vez mais árdua. E é exatamente ai que entramos em confronto com nós mesmo, o que deixar pra trás? Como filtrar o que é mais importante, se nos enganamos tanto com nossos sentimentos? Como saber se o que estou deixando é o certo ou errado? Falo por experiência própria, já deixa para trás alguém que gostei muito em busca de um sonho, que nem se quer era meu.

 Sempre quando tomamos uma decisão, sensação e de que estamos certos, e que somos os donos da verdade. É que a partir daquele momento nossa vida será um pleno sucesso, e só depois que vemos que o degrau esta alto demais para continuar a subir e que tomamos contato de que trouxemos o peso errado, que esta era o pesado e o que deixamos para trás que era o leve, ou que simplesmente nenhum era o certo. Que para subir aquele degrau específico não era preciso nada, que na verdade a ordem era deixar tudo pra trás.


Há amados, é tão difícil escolher entre as cargas que insistir em continuar carregando, as vezes tudo parece tão belo, nos deixamos tanto nos levar pelas aparências e as formas, quando tudo na realidade não passa de uma grande ilusão que o tempo se encarrega de levar. Em meio a tantas duvidas só te posso dizer uma coisa: A única coisa que o tempo não leva é o amor, aquele revelado por Deus através de Cristo Jesus...

Oração

Te peço Senhor, me ajude a visualizar a minha escada e cada degrau que nela conter, não quero me assustar com sua forma e suas artimanhas.
Ajude-me a escolher a carga, sentimentos e pessoas certas, para que, aquele degrau cansativo e desanimador se tornem mais maleável e agradável de subir.
Sei que de qualquer forma, não será fácil, mais andando de acordo com a sua vontade, ainda que o processo seja lento, sei que valerá chegar ao topo...
Como saber como é a vista lá de cima, se voltar de onde estou? Deus até aqui me ajudou o Senhor, não quero e nem vou recuar.
A chamada é avançar, alçar e então lá de cima voar...
Creia nisso amados...

Mônica Santos
24/06/2010 às 15:55