quinta-feira, 24 de junho de 2010

Consciência Cristã

Leme Corporal

Queridos, recebi este estudo por e-mail e gostaria de dividir com vocês. Fui tremendamente abençõada por ele, e desejo que o mesmo ocorra com vocês. Bjus e seja edificado com mais esta palavra...

Nem todos fomos chamados para sermos líderes ou mestres. Este chamado sem dúvida exige uma grande responsabilidade, e para viver o chamado, o líder precisa, também, de uma grande preparação antes e durante sua liderança.


Se você não foi chamado para algo, não procure ser.


É verdade que todos somos sujeitos a falhas, e como falhamos. Mas aquele que consegue dominar seu ímpeto carnal, suas vontades, sua língua, este vence.


Os cavalos são guiados por pequenos freios e dominados por cabrestos que facilmente quebrariam, se assim eles quisessem. Grandes embarcações são guiadas por pequenos lemes segundo a vontade de seu capitão. Da mesma maneira nossa língua tem o poder de controlar não apenas nosso corpo, mas nossas atitudes, decisões e ainda consegue mudar o rumo de toda nossa vida em diversas situações. Um membro tão pequeno, mas ao mesmo tempo, tão importante e crucial.


Uma pequena fagulha na beira da estrada pode incendiar uma floresta inteira, assim a língua também tem o poder de contaminar todo nosso corpo. Um único comentário põe tudo a perder.
O homem governa sobre a natureza, aves, répteis, peixes, sobre outros homens, mas, não descobriu como domar sua própria língua.
Você pode usá-la para glorificar a Deus ou simplesmente para falar mal daquele que foi criado por Deus, à imagem e semelhança dele. Pode usá-la para ser benção ou maldição.
Uma mesma boca não pode adorar a Deus e amaldiçoar o seu irmão! Tiago 3.11-12

"Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce."
Aquele que ouve a Palavra de Deus e deixa que a sabedoria do Senhor o guie, controla sua língua e trata bem o seu irmão.

Inveja, ira, ciúme e partidarismo não provêm de Deus, é sentimento terreno, carnal e diabólico.
A sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Temos justiça quando vivemos a paz.


Este texto é nada mais que a paráfrase do texto bíblico contido em Tiago capítulo 3. Leia a Bíblia. Homens podem até falar sobre ela, podemos até parafraseá-la, mas nada é tão intenso, nada é tão real, tão novo e atual quanto a Palavra de Deus. Tiago 3

1. Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.

2. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

3. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.


5. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

7. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

8. Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

9. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.


10. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

11. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?


12. Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

13. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.

14. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

15. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.

16. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

17. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

18. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz

Paz e vitória ao povo de Israel!

Estudo recebido por e-mail enviado Por Felipe Barros - Missionário, ministro de louvor e líder do Ministério Fluir de louvor e Adoração.
Conheça esse ministério: www.ministeriofluir.com

Mônica Santos
24/06/2009

Um comentário: